Olá amigas da Câncer Direitos

Chegamos na metade do passo a passo da série sobre Reconstrução Mamária pelo SUS para pacientes que passaram pelo câncer de mama, o que é um marco significativo.

Hoje nossa equipe da Câncer Direitos vai revelar e ensinar qual o PASSO 03 para garantir a Reconstrução Mamária pelo SUS.

Espero que você não tenha pulado nenhuma das fases anteriores e considerando que esta é uma verdade, neste momento você já descobriu que nunca tinha sido inserida na fila de procedimento cirúrgico do SUS (primeiro passo) e já solicitou uma avaliação para que seu médico oncologista relate se você tem condições físicas de ser submetida à cirurgia reconstrutiva (segundo passo).

Pois bem, se com a análise dos exames solicitados (ou aquelas anteriormente já realizados) e do seu histórico médico, o seu oncologista chegar à conclusão de que é possível te encaminhar à cirurgia, fique atenta, pois você vai seguir para a próxima fase.

PASSO 03: Requerimento de inclusão na fila do SUS.

O Modelo de Requerimento para inclusão na fila de procedimento de reconstrução mamária no SUS está disponibilizado aqui.

Nesta fase é importantíssimo que haja a manifestação de vontade da paciente informando sobre o seu desejo de realizar a reconstrução mamária. O mesmo vale para a cirurgia de simetrização da mama contralateral.

Com a formalização da manifestação da vontade da paciente, o SUS não terá como justificar o não encaminhamento no fato do desconhecimento da intenção da paciente de realizar a cirurgia ou que a paciente tinha se recusado em momento anterior.

É fundamental que haja manifestação da paciente dando ciência da sua vontade e requerendo o seu encaminhamento na fila do SUS.

Importante não confundir essa fase com a anterior e achar que aquele requerimento já cumpre essa finalidade, pois essa não é a realidade e a falta deste requerimento vai prejudicar toda a sua caminhada na busca pelo seu direito.

Veja, na fase anterior (passo 02) foi solicitado um relatório médico com a finalidade de identificar se a paciente solicitante tem condições de saúde de ser submetida à cirurgia de reconstrução.

Se houver condições para a indicação do ato cirúrgico, iniciamos a presente fase, dando ciência à equipe médica e unidade de saúde da intenção da paciente de fazer a reconstrução.

Com esta formalização você terá cumprido a sua parte na busca pelo direito. Agora caberá ao gestor da unidade de saúde encaminhar o seu caso para a fila de procedimentos do SUS.

Parabéns se você chegou até aqui para garantir o seu direito à reconstrução mamária.

Acompanhe o PASSO 04 onde vamos te ensinar a monitorar a sua situação na fila do SUS.

Para rever o PASSO 01 e PASSO 02, clique aqui.

Até mais.


Natalia Scalabrini

Natália Scalabrini é bacharel em Direito. Especialista em Direito Civil. Especialista em Direito Processual Civil. Especialista em Direito Previdenciário. Após se tornar paciente oncológica aos 28 anos de idade fundou o Instituto de Ensino Câncer Direitos, a primeira Escola do Brasil a tratar sobre os direitos dos pacientes com câncer.

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *