Entenda agora mesmo se o plano de saúde deve disponibilizar a realização do exame genético ONCOTYPE para pacientes diagnosticados com câncer.
Olá pessoal.
Sabemos que a descoberta de um câncer traz à tona diversos sentimentos ao paciente. Traz o medo, a angústia, a incerteza. No entanto, cada dia que passa a Medicina tem se atualizado mais e, com isso, diversos tratamentos e exames têm sido descobertos para deixar o tratamento mais eficaz e menos doloroso.
O Oncotype DX é um grande exemplo disso.
Mas o que é esse exame?
“O Oncotype DX é um teste que oferece um diagnóstico molecular que analisa a biologia individual de um tumor maligno que se desenvolve na mama examinando a atividade de 21 genes no tecido tumoral”[1].
Para que serve?
Com o resultado desse exame, faz-se uma análise “recurrence score”, ou seja, por pontuação. Com essa pontuação, que vai de 0 a 100, o Médico vai saber se há o benefício do tratamento com quimioterapia, ou se, naquele caso, o tratamento com hormonioterapia será mais eficiente.
Vejamos a explicação que foi feita pelo excelente site Oncoguia: “Pontuação menor (0 a 25) significa baixo risco de recidiva. As mulheres nesta faixa provavelmente não se beneficiarão com a quimioterapia e apresentam bons resultados quando tratadas com hormonioterapia; Pontuação alta (26 a 100) significa alto risco de recidiva. As mulheres nesta faixa provavelmente se beneficiarão da quimioterapia adicionadas à hormonioterapia para diminuir a chance da recidiva. Mulheres até 50 anos com baixa pontuação (16 a 25) de recidiva podem ter um benefício de pequeno a moderado com a adição da quimioterapia”[2].
Quais são os direitos da paciente?
Caso o Médico entenda que você se encaixa nos requisitos para solicitação do Oncotype DX, deve ele fazer o pedido médico indicando a necessidade desse exame e os motivos pelos quais ele está sendo prescrito e, havendo urgência na realização do exame, isso deve, também, constar do pedido médico.
Com o pedido médico em mãos, procure o plano de saúde e faça o requerimento de autorização do Oncotype DX. Caso o médico tenha solicitado com urgência o exame, deve o plano de saúde responder a essa solicitação imediatamente, conforme determina a Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS.
O plano de saúde deve garantir todo o tratamento que seja necessário ao paciente, direta ou indiretamente. Com o resultado do Oncotype DX, pode-se descobrir não haver necessidade de quimioterapia no tratamento do paciente, o que traz inúmeros benefícios, não somente ao paciente, mas, também, ao plano de saúde, que economizará com os gastos com a quimioterapia.
Em sendo assim, caso o médico indique a necessidade do Oncotype DX no seu tratamento, não hesite. Procure o plano de saúde e faça o requerimento de autorização. Caso o plano se negue a pagar, você deve procurar um Advogado especialista em Direito à Saúde. O Advogado pode pedir na Justiça: a) que o plano de Saúde seja obrigado a autorizar o exame; b) que o plano de saúde reembolse os valores caso o paciente, depois da negativa do plano, tenha resolvido pagar pelo plano de saúde.
[1] Disponível em: https://www.oncotypeiq.com/pt-BR/cancer-de-mama/pacientes-e-cuidadores/stage-i-iiia-invasive/qual-e-o–teste. Visualizado no dia 09/12/2020.
[2] Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/testes-da-expressao-genica-do-cancer-de-mama/10881/264/. Visualizado no dia 09/12/2020.
0 comentário